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O que é a Kitch?

A Kitch é uma startup tecnológica portuguesa que tem como missão permitir que os restaurantes possam vender os seus pratos online nos seus termos. Para que se tornem digitais sem abdicarem da sua independência, tendo maior controlo sobre o seu delivery e vendas online.

Os restaurantes independentes travam uma batalha constante. Uma batalha contra a press√£o de grandes cadeias multinacionais, contra os pre√ßos de rendas em constante subida e, agora, contra uma pandemia que lhes retirou a √ļnica coisa que tomavam como garantida - os seus clientes, que entravam todos os dias pelas suas portas.

Ao longo destas batalhas, algumas ganhas e outras perdidas, os restaurantes independentes nunca tiveram de abdicar daquilo que lhes caracteriza: a sua independência.

Na Kitch, e com a nossa plataforma tecnológica, queremos ajudar a que os restaurantes mantenham a sua independência, mesmo no mundo digital. Para que as suas identidades permaneçam, para que recuperem a relação direta com os seus clientes, para que decidam em que termos e em que canais querem fazer o seu negócio digital.


O percurso da Kitch

A Kitch lançou-se no mercado em março de 2020, no momento em que a pandemia obrigava Portugal a entrar em estado de emergência.

Numa primeira fase, a Kitch procurava levar a comida dos restaurantes favoritos da cidade, até então largamente ausentes do delivery, a casa das pessoas. Por isso, para além de desenvolver a tecnologia que permitia que estes restaurantes tirassem maior partido das suas entregas, a Kitch lançou dois hubs de cozinhas virtuais em Lisboa para que estes restaurantes pudessem desenvolver conceitos pensados para entrega. GoJuu, Nómada, Pistola y Corazón e Marlene Vieira foram os primeiros nomes a associarem-se ao projeto, com novos conceito pensados de raiz para serem entregues em casa.

À medida que o atípico ano de 2020 se desenrolava e que a pandemia de COVID-19 obrigava a longos períodos de confinamento em Portugal, os restaurantes viram-se obrigados a manter as portas fechadas e a funcionar exclusivamente através dos regimes de delivery e take away como meio de sobrevivência.

Para a continuidade do neg√≥cio de muitos destes restaurantes tornou-se fundamental o acesso a op√ß√Ķes alternativas √†s aplica√ß√Ķes de entrega, que lhes permitissem distribuir a sua comida com custos mais baixos, recuperar a rela√ß√£o direta com os seus clientes e ter um maior controlo sobre a sua opera√ß√£o.

Por esse motivo, a Kitch focou-se em disponibilizar a sua tecnologia, desenvolvida originalmente para os seus hubs de cozinha, a todos os restaurantes que procuram ter um maior controlo sobre as suas vendas digitais. Hoje, é esta a missão da Kitch: permitir que os restaurantes possam vender os seus pratos online nos seus termos e reter a sua independência no mundo digital.

100 Maneiras, Umikai, Boa-Bao, Ground Burger, Soão e Reco-Reco são alguns dos restaurantes que estão a utilizar a tecnologia da Kitch para terem maior controlo e tirarem o maior proveito dos seus negócios digitais.



Os produtos Kitch

Na missão de permitir que os restaurantes retenham a sua independência nas suas vendas digitais, a Kitch disponibiliza uma plataforma tecnológica que se foca em devolver o controlo ao restaurante, simplificar a operação e permitir-lhes aumentar as suas vendas enquanto reduzem os seus custos.


Controlo

Com a Kitch, o restaurante tem a possibilidade de criar a sua própria loja online sem esforço, que lhe permite vender os seus pratos em delivery e em take-away. Com esta loja, onde a marca e os pratos do restaurante passam de novo a ser os principais elementos, a Kitch trata dos pagamentos, das entregas, e até do apoio ao cliente.

Entre outras coisas, o restaurante pode controlar e decidir onde a sua comida é entregue na cidade. Ao mesmo tempo, a relação com o cliente é devolvida ao restaurante, que tem à sua disposição ferramentas de marketing e de campanhas que lhes permite tirar partido desta relação.

Por √ļltimo, atrav√©s deste canal pr√≥prio, os restaurantes conseguem ganhar mais por cada pedido efetuado, reduzindo taxas e tornando o neg√≥cio digital compat√≠vel com a sua opera√ß√£o.


Simplicidade

Cada vez mais os restaurantes procuram explorar quais os canais que lhes s√£o mais ben√©ficos - quais os que trazem maiores volumes de vendas, e quais t√™m os custos mais baixos. Por esse motivo, a Kitch permite que os restaurantes consigam gerir num √ļnico s√≠tio todas as aplica√ß√Ķes de entrega com as quais querem trabalhar (como o Uber Eats, a Glovo ou a Bolt Food) para al√©m da sua loja pr√≥pria online que t√™m √† disposi√ß√£o com a Kitch.

No restaurante, isto significa que todos os pedidos online, independentemente do canal ou aplica√ß√£o onde foram feitos, s√£o geridos num √ļnico tablet. E que este tablet est√° ligado ao POS do restaurante, automatizando a fatura√ß√£o e dispensando a introdu√ß√£o de pedidos manualmente no POS.

A gest√£o do neg√≥cio online passa a ser feita tamb√©m num √ļnico s√≠tio - um menu √ļnico, para todas as aplica√ß√Ķes, com a possibilidade de diferenciar pre√ßos e at√© escolher pratos e categorias que o restaurante s√≥ quer vender em alguns canais.

A partir de agora, trabalhar com aplica√ß√Ķes de entrega √© t√£o simples como carregar num bot√£o, dispensando a instala√ß√£o de novos tablets e acelerando todo o processo.



Mais vendas, com custos mais baixos

Com a Kitch, o restaurante decide onde as suas refei√ß√Ķes s√£o entregues na cidade, podendo optar por raios de entrega que chegam at√© 4 vezes mais clientes do que as aplica√ß√Ķes de entregas - tanto na sua loja online, como nas pr√≥prias aplica√ß√Ķes de entrega.

Ao poder escolher onde a sua comida √© entregue, ao ter uma loja online independente com custos mais baixos e com as ferramentas de marketing de que precisa para crescer o seu neg√≥cio, e ao poder escolher facilmente atrav√©s de que aplica√ß√Ķes quer vender, o restaurante consegue mais facilmente atingir o seu potencial de vendas online, ao mesmo tempo que consegue tomar as decis√Ķes que lhes permite reduzir os custos e taxas que tem de suportar para fazer delivery e take-away.



Os fundadores


Rui Bento e Nuno Rodrigues são os dois fundadores da Kitch. Conheceram-se na Uber em 2014, onde eram parte da equipa que lançou a plataforma de mobilidade em Portugal, cinco anos antes de decidirem deixar a empresa para lançarem a sua própria startup: a Kitch.

‚ÄúAmbos √©ramos utilizadores regulares de servi√ßos de entrega de comida em casa, e v√≠amos que estes servi√ßos faziam cada vez mais parte da rotina das pessoas, mas que havia ainda muito por fazer. Com a pandemia, o delivery passou a ser ainda mais procurado, e os restaurantes fizeram um enorme esfor√ßo para se adaptarem, o que tornou os desafios ainda mais evidentes: os custos altos, a complexidade operacional, e a perda de controlo. Sentimos que a Kitch poderia fazer a diferen√ßa, e estamos empenhados em disponibilizar e em desenvolver as ferramentas que permitem aos restaurantes recuperar o controlo e manter a sua independ√™ncia no mundo digital‚ÄĚ, diz Rui Bento.

Rui Bento é co-fundador e CEO da Kitch. Anteriormente, foi diretor-geral da Uber em Portugal e em Espanha, antes de assumir a direção do Uber Eats para o Sul da Europa em 2018. Antes de lançar a Kitch, passou por empresas como a McKinsey & Company, a Apple e a Microsoft.

Nuno Rodrigues √© co-fundador e COO da Kitch. Antes da Kitch foi respons√°vel pelas opera√ß√Ķes de mobilidade na Uber, primeiro em Portugal e depois tamb√©m em Espanha, tendo assumido as fun√ß√Ķes de lideran√ßa do mercado portugu√™s em 2017. Anteriormente, trabalhou na McKinsey & Company.

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